quarta-feira, 1 de julho de 2009

Qual futuro vc quer ?

Buenas !!!

Faz tempo que não passo por aqui, mas apesar de eu gostar muito de escrever, é estranho escrever para "ninguém"...
Mesmo assim, resolvi voltar !!!

Esses dias estava conversando com o pai de uma amiguinha dos meus meninos sobre qual escola colocaríamos nossas preciosidades no ano que vem já que eles iniciariam o 1o ano !!!
Lógico que as escolhas são muito pessoais e a fama de cada escola é muito relativa... Eu, para falar a verdade, não me empolguei com nenhuma que fui visitar até agora, porque sei que toda a apresentação não é nem 50% da realidade, mas tenho como "melhores" opções apenas duas, porque só essas têm mais de duas turmas por série e período, já que pretendo, ou melhor, quero e vou separá-los de classes... Acho, de coração, essa atitude fundamental, pelo menos no meu caso...
Mas enfim, esse pai que é uma pessoa muito querida apesar do pouco contacto, comentou que um amigo dele que mora em Londres(acho que era lá ?! rs) passou o sábado lavando tapete na escola do filho... E sabe por quê ? Porque o filho tinha sujado o tapete, pelo que entendi de "malandragem", e a escola comunicou ao pai que ele e o filho deveriam comparecer à escola para a limpeza do mesmo.
EU ACHEI O MÁXIMO !!! Antes aqui no Brasil essas atitudes por parte das escolas existissem e fossem respeitadas !!! Se a criança ou o adolescente suja ou quebra ou danifica de alguma maneira qualquer objeto da escola ou de qualquer outro lugar, ela DEVE repor, ou arrumar ou limpar, e a escola, além da família, deve ensinar isso aos alunos !!!
A tristeza que sinto é que no Brasil não existe esse respeito nem esse pensamento... Os pais arranjam desculpas esfarrapadas pelos erros dos filhos e ainda culpam a escola por agir de tal maneira uma vez que eles a pagam !!! O dinheiro nesse momento é o que menos importa, mas a educação, o respeito ao próximo, a humildade... Que futuro terá o filho se os pais não sabem como se portar diante dele ? Não têm os mínimos valores para passarem ao seu filho ?! Como ele vai crescer ? Respeitando à quem, se nem a si próprio ?

Amo meus filhos incondicionalmente, independente de como eles são, do que eles fazem e de como me enxergam... Mas isso não quer dizer que eu não saiba como é cada um deles, como eles agem, como eles tb "ferem" e magoam os outros mesmo qdo sem querer...
Eu tento não tampar o sol com a peneira para que possa enxergá-los como são e mostrar à eles o certo e o errado, mesmo que eles só errem !!! Sempre explico que toda ação tem uma reação !!! Então que ajam sempre conscientes, e que o bem e o bom são os melhores caminhos...

É isso aí !!! Eu estou de olho no futuro, e vc está ?

Beijocas
Uma vezes três sempre..................................

Um comentário:

Tais Vinha disse...

Oi Ci, cheguei aqui através do seu comentário no Ombudsmãe. Adorei seu comentário carinhoso. Estou admirada com sua proeza de ser mãe de trigêmeos. Eu tb tenho 3 meninos, mas não vieram todos ao mesmo tempo.

Sua preocupação com a escola é mesmo pertinente. Concordo que a escola não tem que dar apenas conteúdo, mas tb se empenhar em formar as pessoas que habitarão o planeta no futuro (bem próximo!). O ambiente escolar, com sua diversidade, seus conflitos e sua riqueza de experiências é fundamental para que essa formação ocorra.

Continue visitando escolas, pegando opiniões, investigando. O importante é encontrar uma escola afinada com o que vcs pensam e desenvolver um relacionamento participativo, de troca, de cobrança saudável.

Um beijão e obrigada pelo carinho.

Taís